
17 a 20 de maio de 2011.
Local: 17 e 18 de maio na Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas da UEG – Anápolis
19 e 20 de maio na Faculdade de Ciências Sociais da UFG – Campus Samambaia – Goiânia
A Comuna de Paris foi um evento histórico de importância fundamental para o movimento revolucionário do proletariado e para compreender a dinâmica da autolibertação do proletariado e da emancipação humana.
Em 1871, os operários parisienses decretaram a Comuna, uma forma de autogoverno dos produtores que iniciou um amplo processo de transformação social, alterando aspectos do processo de produção, abolindo o Estado, alterando as relações entre mulheres e homens, educação, etc.
Por isso, os grandes pensadores revolucionários, como Marx, Bakunin, Debord, entre outros, escreveram e louvaram a primeira tentativa de revolução proletária da história.
Torna-se, então, importante resgatar essa experiência histórica, seu significado, suas interpretações. Assim, o Seminário Nacional "A Comuna de Paris e a Autoemancipação Proletária: Passado, Presente e Futuro", promovido pelo NPM - Núcleo de Pesquisa Marxista/UEG e GPDS - Grupo de Pesquisa Dialética e Sociedade/UFG, com apoio de outras entidades, assume importância para a continuidade dos debates e resgate desse momento histórico fundamental na e para a luta proletária.
Palestras, mesas redondas, comunicações e filmes.
Palestras, mesas redondas, comunicações e filmes.
Realização:
Núcleo de Pesquisa Marxista – NPM/UEG
Grupo de Pesquisa Dialética e Sociedade – GPDS/FCS/UFG
Inscrições:
Via e-mail: seminariocomuna140@gmail.com – Até dia 15/05/2011.
No primeiro dia do evento (17/05/2011): até às 12:00.
Taxa: R$ 10,00 (dez reais, valor único).
Informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário